Dra. Claudia Del Claro

Diferenças Entre Lentes de Contato: Rígida e Gelatinosa

Publicado em 17/03/2020

Você já se perguntou, porque alguns usam lentes gelatinosas (molinhas) e outros lentes rígidas (duras )? Elas têm diferenças em suas especificações e finalidades.

A lente gel, por ser molinha traz muito mais conforto ao paciente. Hoje em dia, elas corrigem graus altos que antigamente apenas a rígida corrigia.

Esse tipo de lente é usado para correção dos erros refracionais como: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

A córnea tem o formato de esfera e a lente gelatinosa foi desenvolvida para se encaixar nesse formato.

Porém, por alguns motivos a córnea pode deixar de ter esta forma, necessitando da correção com as lentes rígidas, mas que também são usadas em córneas simétricas nos casos de graus elevados, astigmatismos altos ou pacientes que desenvolveram alergias à lente gelatinosa.

O Ceratocone, como o próprio nome já diz, faz com que a córnea assuma um formato de cone, nesse caso a lente rígida consegue regularizar essa deformidade, melhorando a visão.

Esse tipo de lente também é indicada para córneas que foram submetidas à cirurgias como a ceratotomia radial, um procedimento antigo que deixava cicatrizes na córnea, mudando assim seu formato, a cirurgia a laser em graus altos, ou após o transplante de córnea.

Nessas situações as lentes rígidas são mais indicadas, hoje seu material e desenho evoluiu muito, garantindo uma melhor adaptação, conforto e qualidade visual! .

Mais um motivo para você fazer adaptação com oftamo, para definirmos qual a lente ideal para sua córnea. 😉😉😉

Para aprender de uma vez por todas “Como Usar Lentes de Contato de Maneira Saudável” , acesse meu e-book gratuito! Esta disponível em www.draclaudiadelclaro.com.br .