Dra. Claudia Del Claro

Cuidado Com as Moscas Volantes

Publicado em 12/06/2020

Ué, o que são esses pontinhos pretos, teias de aranha, que apareceram na frente da minha visão?! 🤔🤔🤔

Esses pontos pretos são chamados de MOSCAS VOLANTES, elas surgem pela desidratação do vítreo, o gel transparente que preenche a parte de trás do nosso olho. .

Ao longo da vida esse gel diminui de volume e se solta em alguns pontos da retina, membranas ficam flutuando no vítreo causando sombra na retina, dessa forma enxergamos esses pontinhos, muitas vezes parecem também teias de aranha e todos os outros objetos que sua criatividade permitir identificar, rsrs! .

A incidência é maior em pessoas acima de 45 anos, com altos graus de miopia, que se submeteram a cirurgia de catarata ou tiveram algum trauma em seus olhos.

As moscas volantes podem aparecer e desaparecer, como se movimentam podem se acomodar fora do seu campo visual, mas alguns vão precisar se acostumar a conviver com elas, pois normalmente não se indica cirurgia para removê-las. .

Fique sempre muito atento, procure seu oftalmologista quando perceber moscas volantes para uma avaliação do fundo do olho.

Na grande maioria das vezes não é nada grave, mas em alguns casos elas podem ser indício de descolamento de retina, rasgadura na retina, toxoplasmose, doenças que se não tratadas no início podem levar à cegueira.