Flashes de luz na visão
Publicado em 12/08/2021
Começou a ver uns flashes de luz, uns clarões no canto do olho? Entenda o que é a fotopsia.
A parte posterior do olho é constituída por um gel que se chama vítreo.
Ao longo da vida, com o processo natural de envelhecimento, o vítreo vai diminuindo de volume, podendo se soltar da retina em alguns pontos, sem que cause obrigatoriamente danos à visão. Isso se chama descolamento posterior do vítreo.
Ele pode ser parcial ou total. Nesta situação você pode perceber os clarões ou flashes e deve fazer uma avaliação oftalmológica.
Também este clarão pode vir acompanhado de moscas volantes e sensação de como se tivesse uma cortina escura na sua visão. Neste caso procure urgente um oftalmologista, pois estes sintomas podem ser de descolamento de retina. A demora do tratamento pode levar à perda definitiva da visão.
Gostou desse post?
Claudia Del Claro Médica Oftalmologista - CRM SC-10589
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e residência em Oftalmologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Médica Responsável pelo Setor de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis.
Membro da ISCRS (International Society of Cataract and Refractive Surgery), da AAO (Academia Americana de Oftalmologia), do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e da BRASCRS (Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa).