Por que os óculos do míope deixam os olhos pequenos?
Publicado em 28/02/2023
Uma das maiores queixas dos usuários de óculos de grau alto é em relação à estética, do efeito que faz com que os olhos fiquem pequenos ou grandes atrás das lentes.
Mas você sabe por que isso acontece?
As lentes para miopia, são divergentes, ou seja, são mais finas no centro e mais grossas na borda, o que causa uma distorção do tamanho real dos olhos.
Além disso, os olhos tendem a ficar menores em graus altos de miopia pela necessidade de mais material para atingir o grau necessário, fazendo com que os olhos pareçam estar em uma distância maior do que realmente estão, deixando-os pequenos.
Algumas dicas para reduzir este efeito:
- Usar lentes com alto índice de refração: Lentes com baixo índice de refração fazem com que os seus óculos fiquem mais grossos e com o efeito de olhos pequenos muito visível.
- Lentes com índices 1.53, 1.56 e 1.59 não são indicadas para alta miopia pois darão o efeito de “fundo de garrafa”. O ideal são lentes de 1,67 ou 1,74.
- Lentes Asférucas : O design esférico, forma um tipo de esfera em suas faces, fazendo com que o material se concentre nas bordas (em especial nos casos de miopia).
Assim elas potencializam o efeito de olhos pequenos, já que essa concentração gera distorções nos cantos das lentes.
Ao contrário das lentes esféricas, as lentes com design asférico são mais planas, o que facilita a distribuição de material e a lente fica esteticamente mais aceitável.
Claudia Del Claro Médica Oftalmologista - CRM SC-10589
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e residência em Oftalmologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Médica Responsável pelo Setor de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis.
Membro da ISCRS (International Society of Cataract and Refractive Surgery), da AAO (Academia Americana de Oftalmologia), do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e da BRASCRS (Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa).